Ostomizados de Friburgo precisam de ajuda.

 

 

 

 

:| PRIMEIRA PARTE - COMPLEMENTOS PARA BOLSAS COLETORAS E PARA A PELE |:

 

 

As bolsas coletoras foram tratadas na seção BOLSAS COLETORAS, e nela vimos alguns de seus tipos e modelos. Nessa página, vamos conhecer os principais complementos e acessórios usados com essas próteses removíveis e, ainda, por outras pessoas com ostomias e/ou fístulas.

 

Esses complementos e acessórios – como acontece com as bolsas coletoras - são produzidos e vendidos no Brasil pelos Laboratórios Hollister, Coloplast, Convatec e Shelter. Alguns desses complementos são produzidos por apenas um desses fabricantes. Algumas dessas Empresas expõem seus produtos na Internet e oferecem atendimento gratuito ao público, via e-mail ou telefone.

 

 

IMPORTANTE: Como são muitos os complementos e acessórios disponíveis no mercado para o público ostomizado, essa seção será atualizada, periodicamente, para melhor apresentá-los. Sendo assim, sempre que for possível, visite esse espaço para conhecer outros produtos e demais lançamentos.

 

 

 

 

1 - A seguir serão mostrados complementos e acessórios para BOLSAS COLETORAS.

 

 

 

 

1.1 - CLAMP para fechamento de Bolsas coletoras.

 

 

Na página BOLSAS COLETORAS - PRIMEIRA PARTE apresentamos as bolsas coletoras intestinais e drenáveis e a figura de um clamp na posição fechado e aberto. Essa peça é usada para o FECHAMENTO da maioria das bolsas coletoras intestinais drenáveis e, também, é conhecida por "clip", "pinça" ou "fecho".

 

Nesse trabalho adotaremos o termo "clamp".

 

 

Clamp para fechamento de bolsas coletoras
Fig.1 - Clamp

A Fig.1 mostra um clamp em duas situações; a imagem superior mostra o clamp fechado e a inferior aberto.

 

 

 

Clamp fechando uma bolsa coletora
Fig.2 - Fechamento com o clamp

Na Fig.2 observa-se, na seqüência das imagens, como usar o clamp para o fechamento das bolsas coletoras. O clamp ao lado é do tipo mais largo, mas existem outros mais estreitos e com outras formas de travamento. Contudo, o princípio de fechamento é comum para todos dessa linha.

 

 

 

Conjunto de clamps
Fig.3 - Clamps

A Fig.3 mostra um conjunto de clamps disponíveis no mercado que diferem um do outro apenas na apresentação; sendo-lhes comum à forma de fechamento, excetuando-se a do primeiro.

 

 

 

1.2 - PASTAS ou BARREIRAS PROTETORAS sintéticas para ostomias.

 

 

As pastas para ostomias foram desenvolvidas para promover o nivelamento das pregas e irregularidades cutâneas em regiões periestomais ou de fístulas. Essas pastas, como se moldam facilmente, preenchem as irregularidades existentes em volta dos estomas ou das fístulas. Dessa forma, são um importante acessório para auxiliar na fixação da bolsa coletora. Também, reduzem as infiltrações e, ainda, aumentam a vida útil das bolsas coletoras.

 

 

 

Embalagens das pastas
Fig.4 - Pastas

Na foto da Fig.4 observa-se as embalagens das pastas mais conhecidas no mercado brasileiro.

A pasta Adapt é produzida pela Hollister, a Coloplast pela Coloplast e a Stomahesive pela Convatec.

 

 

 

Os usuários dessas pastas reportam que a utilização delas evita o vazamento de dejetos (ou efluentes) e, ainda, aumenta a vida útil das bolsas coletoras. Isso confirma a utilidade desse produto para a melhoria da qualidade de vida da Pessoa Ostomizada.

 

 

 

 

Tubos de pastas para ostomias
Fig.5 - Tubos de pastas

Na Fig.5 observa-se os tubos das marcas das pastas mais conhecidas. Como essas pastas contém álcool, os fabricantes recomendam que elas não sejam aplicadas em peles muito irritadas ou feridas. Quando são aplicadas em peles irritadas podem provocar uma breve sensação de ardor. Também, quando aplicada na flange de bolsa utilizada por criança, deve-se esperar até que o álcool se evapore para, então, fixá-la em sua pele. Assim, a sensação de ardor é reduzida.

 

 

 

Brevemente mostraremos, através de fotografias, uma das formas de se aplicar essa pasta ao flange das bolsas coletoras. Aguardem!

 

 

 

1.3 - Medidores de estomas.

 

 

Os medidores de estomas são uma ferramenta indispensável para a medição do seu tamanho.

 

 

 

Medidor de estomas
Fig.6 - Medidor de estoma

O medidor de estomas da Fig. 6 ao lado é usado introduzindo-se o estoma no furo que apresenta a dimensão mais próxima de seu tamanho real. Essa medida é utilizada como base para o recorte do flange, ou melhor, para o recorte da barreira protetora; por onde se introduz o estoma na bolsa coletora.

 

 

 

Usando o medidor de estomas
Fig.7 - Medindo o estoma

Na Fig.7 é mostrado como se fazem as medições. Os fabricantes de bolsas coletoras, costumam fornecer junto com essas próteses, os medidores de estomas. Neles, geralmente, existem instruções mostrando a forma correta de usá-los como pode ser visto na imagem ao lado.

 

 

 

 

1.4 - CINTO DE SUSTENTAÇÃO para bolsas coletoras.

 

 

Esses cintos são usados para ajudar na fixação das bolsas coletoras e são compatíveis com os sistemas de 1 e 2 peças. Seus usuários reportam que o seu uso aumenta a segurança na fixação e durabilidade da bolsa coletora.

 

 

Cinto para bolsas coletoras
Fig.8 - Cinto

A Fig.8 mostra um cinto elástico ajustável fixado a uma placa do tipo convexa. Esse tipo de cinto, quando usado com placas convexas - aquelas destinadas a reduzir a retração dos estomas -, transforma-se em um importante aliado para correção desse problema. Eles ajudam a projetar o estoma para o exterior do abdômen.

 

 

 

 

1.5 - SOLUÇÃO NEUTRALIZADORA DE ODOR para bolsas coletoras.

 

 

A eficiência dessa SLNO - Solução Lubrificante Neutralizadora de Odor - foi comprovada, conforme mostrado em pesquisa científica apresentada nesse site, na página que segue:

 

A REDUÇÃO DOS ODORES MELHORA A QUALIDADE DE VIDA DOS OSTOMIZADOS.

 

 

 

Solução Neutralizadora de Odor
Fig.9 - Película

A Fig.9 mostra as embalagens da SLNO - Solução Lubrificante Neutralizadora de odor, que foi objeto da pesquisa publicada nesse site. Essa solução deve ser usada, exclusivamente, em bolsas coletoras e se propõem a eliminar os seus odores característicos, ou melhor, os seus odores desagradáveis.

Esse produto é produzido pela Hollister e chama-se "Adapt Lubrificante Desodorante".

 

 

 

1.6 - FILTRO DE CARVÃO ATIVADO para bolsas coletoras.

 

 

Esses filtros servem para retirada dos gases retidos nas bolsas coletoras, o que reduz o seu volume e a possibilidade de ocorrências desagradáveis. O seu uso deve ser mais bem avaliado pelos ileostomizados, por aqueles que apresentam as fezes líquidas e, também, pelos demais ostomizados que lavam internamente suas bolsas coletoras.

 

 

Filtros de carvão para bolsas coletoras
Fig.10 - Filtros

Os filtros apresentados na *¹Fig.10 asseguram a eliminação dos gases retidos nas bolsas coletoras fechadas ou drenáveis. A vantagem desse produto é que ele pode ser colocado em bolsas coletoras que não tem esse recurso de fábrica. O seu fabricante - a Coloplast - informa que esses filtros são resistentes à água.

 

 

 

 

ATENÇÃO: Brevemente, apresentaremos outros complementos e acessórios usados com as bolsas coletoras.

 

 

 

2 - A seguir serão mostrados complementos e acessórios para a PELE.

 

 

 

 

2.1 - PELÍCULAS PROTETORAS da pele.

 

 

Essas películas se constituem em verdadeiras barreiras protetoras da pele e, geralmente, são constituídas de resina alcoólica, que depois de seca se transforma em um filme transparente.

Elas funcionam isolando a pele do contato direto com os efluentes oriundos do estoma. Dessa forma, ajudam a prevenir lesões na pele periestomal - pele em volta do estoma.

 

 

 

Película protetora
Fig.12 - Película

A Fig.11 ao lado mostra a embalagem de "Solução de resina alcoólica que após haver secado, forma um filme transparente na pele periestomal, constituindo uma barreira".

 

 

 

 

2.1 - LIMPADOR DE PELE.

 

 

Esse produto se destina a ajudar na limpeza da pele em volta do estoma. Sua apresentação se assemelha a um Xampu, mas na verdade é uma "solução composta por detergente anfótero", conforme apresentado pela Coloplast.

 

 

 

Limpador de pele
Fig.12 - Limpador

Na Fig.13 são mostradas as embalagens de produtos que se destinam a limpeza da pele periestomal. Esses produtos ajudam na remoção do excesso de cola que, geralmente, se deposita na região onde a bolsa é fixada a pele.

Seu uso é indicado na higienização da área periestomal  e de fístulas.

 

 

 

 

NOTA: As imagens apresentadas com a notação ( asterisco+um) nos foram cedidas pela empresa Coloplast.

 

IMPORTANTE.

 

 

Periodicamente estaremos apresentando, nessa seção, outros materiais que complementam o uso das bolsas coletoras ou que são utilizados por pessoas com estomas, ou com fístulas. Assim, sempre que for possível, visite esse espaço para conhecer outros acessórios para uso com as bolsas coletoras ou, ainda, para a preservação da pele em volta do estoma.

 

Compartilhem conosco suas idéias e sugestões. Teremos o máximo prazer em divulgá-las.

 

 

 

Publicação: 09/10/2008.

Autoria: Engº Spencer Ferreira.

 

 

 

 

Google

Pesquisa personalizada


O Portal Ostomizados é produzido por Engº Spencer Ferreira, portador da Doença de Crohn e da condição definitiva de ileostomizado.
Licença Creative Commons
Esse conteúdo é licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Não Comercial - Compartilhamento pela mesma licença 3.0 - Não Adaptada.
Autorizações adicionais podem ser obtidas em faleconosco@ostomizados.com.
***Site criado em janeiro de 2007***
*Política de Privacidade*